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Tendências na Educação Corporativa para 2024

Imagem gerada em IA com uma mulher olhando para duas telas de computador que contém gráficos

Todo final de ano recebemos diversos e-mails sobre as tendências do próximo ano, dos mais diversos segmentos. É tendência de mercado, tendência de vendas, de tecnologia, da indústria. Enfim, todos os segmentos buscam trazer quais serão as tendências do próximo ano. Portanto, traremos para vocês as Tendências na Educação Corporativa para 2024, mas sem cair apenas no clichê de Inteligência Artificial.


1. Estruturação da Educação Corporativa


Esta primeira tendência se encaixa para empresas que ainda não possuem uma área de Educação Corporativa estruturada e também para empresas que já tem sua Universidade Corporativa consolidada.


Se a sua empresa possui de 50 a 100 colaboradores, é o momento ideal de investir uma área de Educação Corporativa estratégica, com uma gestão de aprendizagem adequada, democratização do conhecimento, trilhas de aprendizagem e indicadores estratégicos. Se sua empresa já possui mais de 100 colaboradores e ainda não há uma Educação Corporativa estruturada, é um ponto fundamental de atenção em 2024.


Se a Universidade Corporativa da sua empresa já está consolidada, a estruturação completa não faz sentido para você, mas 2024 será o ano de revisão do seu projeto. Alguns pontos que podem ser relevantes para uma revisão e expansão de olha na sua Universidade Corporativa:


  • Formatos dos cursos

  • Ações educacionais (ex.: gamificação)

  • Indicadores da sua área

  • Comunicação com colaboradores

  • Plataforma de Aprendizagem (melhorias, novas funcionalidades)


2. Inteligência Artificial


Falando em tecnologia, certamente a Inteligência Artificial estará presente no cenário da Educação Corporativa. 2023 foi o ano do hype das Inteligências Artificiais Generativas, tornando o Chat GPT, MidJourney, Bard e muitas outras ainda mais conhecidas. Na Educação Corporativa, a Inteligência Artificial possui papel fundamental, mas alguns pontos precisam ser trabalhados:


  • Criar a consciência e responsabilidades dos colaboradores no uso da IA;

  • Capacitar os colaboradores a utilizarem IA que traga ganhos para suas rotinas, com qualidade, ganho de produtividade e inovação;

  • As próprias áreas de Educação Corporativa podem e devem utilizar a IA para produção de conteúdo, sempre com curadoria dos especialistas;

  • Apoio na produção de materiais digitais para conteúdos;

  • Avanço das LXPs, com a IA entendendo cada vez mais a necessidade de aprendizagem dos colaboradores.


3. Gamificação e experiência de aprendizagem


Há muitos anos a gamificação é taxada como tendência na Educação Corporativa. Mas em 2023 as tecnologias se estabeleceram e as empresas ampliaram sua visão estratégica sobre Educação Corporativa e começaram a aplicar em seus projetos a gamificação para gerar maior engajamento na aprendizagem.


À medida que avançamos para 2024, a gamificação na educação corporativa não é apenas uma tendência passageira, mas uma abordagem consolidada que transforma o panorama do aprendizado e desenvolvimento profissional.


A integração estratégica da gamificação nas iniciativas de Treinamento e Desenvolvimento demonstrou ser um catalisador poderoso para o engajamento e a retenção de conhecimento, resultando em uma melhoria tangível nos resultados organizacionais.


Com a alta gestão reconhecendo e apoiando essas iniciativas, a gamificação se estabelece como um elemento chave na evolução da educação corporativa, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico, interativo e eficaz. Conforme entramos em 2024, espera-se que essa abordagem continue a evoluir, trazendo inovações ainda mais impactantes para o campo da Educação Corporativa.


4. Acessibilidade


Em 2024, a Educação Corporativa vai ainda mais longe com a tendência ao investimento em acessibilidade. Cada vez mais tecnologias facilitam a implementação de recursos acessíveis, possibilitando o ensino para pessoas com os mais diversos tipos de necessidades.


As empresas que mais investem em Educação Corporativa direcionam o seu olhar para a acessibilidade justamente pensando no fator de inclusão e integração, alinhadas a políticas sociais cada vez mais representativas de estratégias ESG bem estruturadas, criando ambientes de trabalho acessíveis e oportunidades de emprego para pessoas com deficiência.


5. Democratização do conhecimento


Informe os seus colaboradores, permita que eles busquem o aprendizado, deixe o conteúdo necessário a disposição. Quando falamos em democratização do conhecimento, falamos em proporcionar o fácil acesso à informação. Para isso, precisamos reforçar dois pontos fundamentais, a cultura positiva em querer compartilhar conhecimento e a tecnologia permitir esta ponte entre empresa, informações e os colaboradores. 


Cultura: é muito importante criar uma cultura de apoio ao compartilhamento do conhecimento, sem que o colaborador tenha o sentimento de “preciso ser o único com essa informação para manter meu emprego”. Na verdade, o sentimento deve ser “vou compartilhar meu conhecimento com mais pessoas, para que eu possa ter oportunidade de crescimento e seja substituível em minha função”. Criar este ambiente é complexo, mas extremamente necessário.


Tecnologia: disponibilizar uma ferramenta aberta para compartilhar conteúdos de diversos formatos é uma ótima estratégia para a democratização do conhecimento. Permitir debates abertos sobre os temas também é estratégico, pois o conhecimento evolui quando criamos comunidades de aprendizagem. A tecnologia está na palma das nossas mãos diariamente, portanto, pense nisso quando planejar formatos de aprendizagem e estratégias de capacitação.


À medida que 2024 se aproxima e vai tornando realidade as tendências na Educação Corporativa abordadas neste artigo, veremos um cenário em evolução, onde a estruturação estratégica, a inteligência artificial, a gamificação, a acessibilidade e a democratização do conhecimento se tornarão os pilares fundamentais.


Estas tendências não são apenas previsões, mas reflexos de uma transformação contínua no ambiente corporativo, onde a aprendizagem se torna mais inclusiva, interativa e alinhada às necessidades individuais e organizacionais.


A integração dessas tendências na cultura corporativa não só melhora a eficácia do treinamento e desenvolvimento (T&D), mas também fortalece a estrutura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo, inovador e adaptável.


É essencial que as organizações abracem essas tendências, adaptando-se e evoluindo para atender às demandas de um mundo corporativo em constante mudança.


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Aqui na TOT, nós nos preocupamos com os interesses e objetivos da sua empresa, e desenvolvemos treinamentos totalmente personalizados.


Além disso, disponibilizamos cursos de prateleira para as organizações que sentem necessidade urgente de atualizar o pensamento da equipe.


Com o uso de diversos recursos tecnológicos, inclusive IA, introduzimos essas tendências na sua empresa e na mentalidade dos profissionais que atuam nela.


Mas para isso, é preciso estar disposto a inovar e tomar as medidas necessárias para obter bons resultados no seu programa de treinamento e desenvolvimento.


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