A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em 2018 e sancionada no dia 17 de setembro de 2020. A Lei tem por objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além de garantir o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Isso quer dizer que a partir do momento que foi sancionada, a lei passou a vigorar com efeitos imediatos para todos os artigos, porém, sem a possibilidade de aplicação de multas.
Foi a partir de agosto de 2021 que entrou em vigor a aplicação de multas no descumprimento da lei. Por isso, é fundamental que as empresas se preocupem em manter todos os colaboradores atentos e treinados em relação a LGPD.
Primeiro, vamos entender um pouco mais sobre o que trata a LGPD e seus princípios:
A LGPD é um importante marco para o tratamento de dados pessoais, uma vez que, ela rege um conjunto de normas que tem como objetivo proteger a privacidade das pessoas além estabelecer uma relação mais transparente entre empresas, clientes e colaboradores sobre a coleta de dados pessoais ou dados pessoais sensíveis.
Para que isso ocorra, ela destaca 10 princípios:
Finalidade: Toda vez que a sua empresa solicitar algum dado pessoal, deverá informar para qual finalidade serão utilizados esses dados.
Adequação: Todas as perguntas utilizadas para a coleta de dados devem ser adequadas para a situação e finalidade na qual serão utilizadas.
Necessidade: A empresa deverá apresentar um motivo legítimo e realmente necessário para coletar tais dados.
Livre acesso: Toda a pessoa deverá ter fácil acesso aos dados que forneceu para a sua empresa.
Qualidade de dados: A empresa deverá garantir ao titular que os seus dados sejam verdadeiros e estejam atualizados.
Transparência: A empresa que detém os dados deve ser transparente em relação a forma como eles estão sendo utilizados e deve por exemplo, ter o consentimento do titular para usar esses dados para uma pesquisa interna.
Segurança: A empresa deverá garantir a segurança dos dados que por ela forem coletados.
Prevenção: A empresa precisa adotar medidas de prevenção para que os dados que ela detém não sejam invadidos por terceiros.
Não discriminação: É extremamente proibido que a empresa que detém os dados utilize-os para promover algum tipo de discriminação. Aqui, estamos falando sobre a proteção de dados pessoais sensíveis.
Responsabilidade e prestação de contas: A empresa precisa provar que está seguindo corretamente todas as medidas mencionadas anteriormente, caso contrário, estará sujeita a cumprir as penalidades previstas nessa lei.
A LGPD e a Educação Corporativa
Agora que você já entendeu do que se trata a LGPD, pode concluir que todas as áreas de uma empresa podem ser afetadas por ela. Mas e agora, o que isso tem a ver com Educação Corporativa?
A lei causa grandes impactos na forma como as empresas lidam com os clientes e colaboradores e mais uma vez, o conhecimento e informação são peças fundamentais para esse cenário de incertezas.
Sabemos que toda a mudança gera desconforto e a área de Educação Corporativa precisa estar preparada para entender como o seu público-alvo (colaboradores e clientes) irá reagir diante desses desafios para cumprir a LGPD.
É aí que entra um olhar crítico e sensível para a capacitação. Diante da relevância e da urgência do tema, os treinamentos são uma ótima opção e podem fazer a diferença para as empresas que querem se destacar e sair na frente.
LGPD: Termos de capacitação que devo levar em consideração
Quais aspectos em termos de capacitação eu devo levar em consideração para desenvolver os colaboradores, clientes e parceiros da minha empresa?
Em primeiro lugar, é extremamente importante que tanto os colaboradores quanto clientes e parceiros saibam quais são os seus direitos e deveres. Portanto, dê prioridade a treinamentos que utilizam abordagem simples e andragógicas para explicar o que é a LGPD e seus impactos.
Além disso, ainda não mencionado, mas não menos importante, surgem alguns novos “papeis” importantes dentro da organização, gerando a demanda de mapeamento de processos e integração de terceiros ou novos colaboradores, que mais uma vez, podem ser feitos maneira eficiente através de treinamentos digitais, presenciais ou híbridos.
Outro ponto importante é preparar o seu colaborador para que ele saiba como fazer uma abordagem assertiva ao coletar dados e repassar informações, uma vez que, um dos pontos mais críticos da LGPD é garantir a transparência e a segurança da informação que está sendo tratada.
Para isso, é importante mais uma vez, que a área de Educação Corporativa entenda quais são os gaps de seus colaboradores e aposte em treinamentos para saná-los.
Aqui vale ressaltar uma dica importante: procure entender como o seu colaborador está abordando o cliente e busque treiná-los em temas como atendimento, empatia e comunicação.
Como você pode perceber, o tema LGPD certamente é bastante desafiador e a área de Educação Corporativa precisa apoiar a empresa para que colaboradores, clientes, parceiros e todos os afetados se sintam realmente preparados para lidar com esse cenário.
Por isso, fica a pergunta: sua empresa já buscou entender mais sobre a LGPD e seus desafios?
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