A TOT, no início de maio, realizou um webinar que abordou o processo primordial para a implementação de uma universidade corporativa. Este evento detalhou as etapas necessárias, desde o diagnóstico inicial até o ROI, proporcionando uma visão ampla para as empresas que desejam investir na qualificação contínua de seus colaboradores.
A implementação de uma universidade corporativa começa com um diagnóstico detalhado, onde todas as partes da empresa são envolvidas para fornecer insights sobre como a organização qualifica seus times, aqui pode haver pesquisas e questionários internos, reuniões com os colaboradores e análises de desempenhos anteriores. Essa etapa é essencial para entender as necessidades e as práticas atuais de aprendizado dentro da empresa.
Após o diagnóstico, o próximo passo é verificar o planejamento estratégico da empresa para mapear os resultados desejados. Este alinhamento garante que os objetivos da universidade corporativa estejam em sintonia com as metas da empresa. Também é relevante ter uma perspectiva de longo prazo no planejamento, objetivos de crescimento da organização e funcionários e definir as áreas que são prioridades de desenvolvimento e aprendizado.
A mapeação de personas, neste caso, o perfil dos funcionários, é crucial para compreender a realidade dos funcionários, uma vez que é possível compreender suas dores e identificar os meios que utilizam para aprender, como materiais audiovisuais, internet e livros. A criação de boas personas ajudará na personalização dos treinamentos, garantindo maior relevância e eficácia.
Em seguida, após a coleta de dados e análise das personas, iniciamos a elaboração de estratégias para o lançamento da Universidade Corporativa na instituição. Começamos criando um engajamento dos colaboradores e fomentando a cultura de aprendizagem, essa etapa pode ser realizada de forma presenciais com workshops e eventos, gamificação para garantir a adesão e engajamento nas capacitações e também, deve contar com um plano de comunicação para feedbacks e depoimentos das pessoas impactadas.
Logo após o lançamento oficial da Universidade Corporativa, a área encarregada vai monitorar os indicadores da plataforma através das métricas quantitativas e qualitativas.
A área de educação corporativa deve estar sempre alinhada com as métricas da empresa. O ROI pode estar voltado para a educação centrada para o colaborador, através das avaliações e feedbacks, ou também pode ser centrado para o negócio, que consiste em olhar para as métricas de negócio, para as estratégias.
Por fim, proporcionando uma visão abrangente sobre o processo necessário para a implementação de uma universidade corporativa, detalhando cada etapa desde o diagnóstico inicial até a avaliação do ROI. A implementação da Universidade Corporativa se inicia com um diagnóstico detalhado com foco em atender às necessidades da empresa, mapeando as personas de seus colaboradores para entender as dores e assim personalizar o aprendizado para ser mais objetivo. Todo o monitoramento das métricas, qualitativas e quantitativas, deve ser diário para poder avaliar o impacto e fazer ajustes quando necessário. É necessário estar claro desde o início que a educação corporativa deve ser alinhada com os objetivos estratégicos da empresa a curto e, principalmente, a longo prazo. Nisso, toda ação de educação deve ter um objetivo de treinamento.
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