top of page

Gamificação na Educação Corporativa




Você sabe a importância da gamificação para a Educação Corporativa? Ela tem sido utilizada por muitas empresas como estratégia para treinar e engajar os funcionários.


De modo geral, os jogos são projetados para aumentar a competitividade. Já a gamificação, tem o foco principal na qualificação e desenvolvimento.


O treinamento de equipes e a capacitação de profissionais podem exigir um investimento considerável. No entanto, a plataforma de gamificação pode atingir esse objetivo com menos recursos do que as ferramentas tradicionais de ensino.


Neste conteúdo, falaremos sobre o uso dessa metodologia aplicada na Educação Corporativa. Confira!


O que é a gamificação na Educação Corporativa

A gamificação também é conhecida como ludificação. E como o próprio nome sugere utiliza jogos para melhorar a aprendizagem dos colaboradores de uma organização.


Essa estratégia tem se mostrado muito atrativa e eficaz na educação corporativa. O mecanismo envolve a definição de tarefas com base nos objetivos da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, bem como recompensas para os profissionais que atingirem as metas.

Como funciona?


Muitos administradores acreditam que a gamificação é muito complexa e cara para ser implementada na empresa. Entretanto, o funcionamento dessa metodologia é muito simples, e os custos são menores do que os treinamentos convencionais.


Esse recurso pode ser utilizado para diferentes finalidades, como para despertar e desenvolver a criatividade dos colaboradores, resolver problemas já identificados, simular situações reais do cotidiano da empresa ou promover conhecimento sobre determinados assuntos.


A gamificação utiliza recursos como tarefas, rankings, pontos e prêmios para estimular novos comportamentos dos funcionários. Essas bonificações podem ser transformadas para o ambiente real, sendo convertidas em folgas, pontuação para o setor, bônus salarial entre diversas outras possibilidades. Essa metodologia possui 7 estruturas que permitem o alcance dos resultados esperados, veja a seguir quais são:


  1. Definição: Estabelecer os objetivos da aplicação dessa estratégia e indicadores de desempenho almejado.

  2. Benchmarking: O benchmarking consiste em fazer uma avaliação da empresa em relação ao mercado e concorrência. E então, através disso incorporar as melhores estratégias identificadas de outras organizações para a sua própria corporação, ou ainda adaptar os processos já utilizados.

  3. Pesquisar: Procurar quais são as necessidades do público-alvo, ou seja, entender o que motiva os colaboradores.

  4. Análise: Verificar a viabilidade da implantação de um projeto de gamificação na empresa.

  5. Traçar a metodologia: Estabelecer como será o game, bem como a forma que serão calculados os rankings e quais serão as recompensas.

  6. Redução de custos: Investigar a maneira de implementar o recurso na Educação Corporativa, minimizando o máximo possível os gastos com manutenção e/ou atualização da plataforma escolhida.

  7. Adaptações: Ajustar o game de acordo com o feedback dos usuários.


Itens essenciais para um projeto de gamificação


Para que a implementação da gamificação na empresa obtenha sucesso, é preciso que o projeto tenha algumas características essenciais. Confira:

  1. O game deve possuir regras e objetivos claros;

  2. Deve ter um espaço para feedbacks;

  3. Ter um layout intuitivo e de simples usabilidade;

  4. Possuir desafios e recompensas para as metas atingidas;

  5. Apresentar o progresso e prêmios recebidos;

  6. Estimular uma competição sadia entre as equipes;

  7. Ter um ranking de desempenho;

  8. Customização do perfil do profissional.


Treinamento Gamificado desenvolvido pela TOT

Aplicações da gamificação para a aprendizagem


Esse recurso pode ser aplicado a qualquer necessidade de aprendizagem ou área de conhecimento.


Isso porque, as plataformas de gamificação para Educação Corporativa apresentam o conteúdo de forma interessante e personalizada de acordo com as demandas de cada colaborador.


E ainda, especialistas afirmam que quando os funcionários se divertem no processo de aprendizagem e se sentem desafiados a encontrar soluções práticas para diversas situações, podem adquirir maior conhecimento.


Essa metodologia pode ser utilizada tanto em novos talentos, como em profissionais já experientes na empresa. E ainda, pode ser aplicada a candidatos de um processo seletivo.


Outra utilização da gamificação no mundo corporativo é promover funcionários de acordo com o seu desempenho na plataforma e na vida real simultaneamente.


Além desses itens, essa estratégia também auxilia na diminuição do estresse gerado pelo trabalho.


Benefícios da gamificação na Educação Corporativa

As vantagens de investir na gamificação para o treinamento e desenvolvimento são diversas. As instituições podem motivar e treinar diferentes perfis profissionais, valorizar a cultura organizacional e até aumentar a influência da marca, principalmente no campo das mídias digitais.


Esse recurso, além de atender às necessidades técnicas dos funcionários, também transmite os valores da empresa, inspira liderança, comunicação, competitividade saudável, cooperação, trabalho em equipe e várias outras habilidades.

Além dos benefícios que citamos acima, podemos listar diversas outras vantagens. Confira abaixo:

  1. Treinar equipes;

  2. Integrar novos colaboradores;

  3. Reciclar o conhecimento de funcionários antigos;

  4. Incentivar os profissionais no cumprimento de metas;

  5. Estimular a criatividade;

  6. Acesso do game dentro e fora da organização;

  7. A gamificação pode ser utilizada em diversos dispositivos, como tablets smartphones e computadores;

  8. Auxilia na retenção de talentos;

  9. Aumenta a produtividade;

  10. Interatividade entre os profissionais da empresa;

  11. Feedback instantâneo;

  12. Melhora do foco de cada colaborador;

  13. O game pode ser projetado e personalizado de acordo com as necessidades da empresa;

  14. Custos menores em relação aos treinamentos convencionais;

  15. Como não se trata de uma competição, cada funcionário pode se desenvolver em seu próprio ritmo e fazer ajustes adaptativos, se necessário.

Como implementar a gamificação na Educação Corporativa?


Diversas empresas atuam na elaboração de games para facilitar o treinamento e aprendizagem dos colaboradores da sua instituição.


Uma delas é a TOT, que produz totalmente do zero ou faz adaptações de projetos de gamificação personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa e de cada profissional.


A TOT trabalha com sistemas e métodos atrativos que auxiliam no aumento da eficiência e produtividade da sua equipe.


Além disso, é possível acrescentar outros recursos aliados a gamificação para potencializar os resultados como: vídeos, storytelling, aplicativos e podcasts.


Considerações finais


Agora você já sabe o que é a gamificação e todas as vantagens de aplicar esse recurso na Educação Corporativa da sua empresa, entre em contato conosco e fale com um consultor.




COPYRIGHT ® 2023. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
bottom of page