top of page

Entenda porque avaliar a experiência de aprendizagem do aluno em sua organização

Como você avalia a experiência do aluno?


Medir a aprendizagem normalmente envolve a aplicação de um questionário aos participantes no final do treinamento, conhecido também como Avaliação de Reação.


Os dados resultantes, fornecem aos líderes e especialistas da área de educação, uma visão do que aconteceu durante a aula ou curso. O número de horas em treinamento ou as respostas obtidas, também podem ser usados ​​para mostrar resultados no programa ou a evolução do negócio.


No entanto, esses relatórios não preparam a liderança da organização para tomar decisões sobre o desenvolvimento de novas habilidades e sua aplicação para um mundo de negócios dinâmico e disruptivo.


A pandemia despertou a consciência sobre o uso de outras métricas


A pandemia de COVID-19 evidenciou as deficiências do uso de métricas retrospectivas para descrever o estado atual da força de trabalho. A falta de dados limita a capacidade de uma organização de sobreviver aos imprevistos e também limita o seu desenvolvimento.


Uma pesquisa da Deloitte descobriu que os líderes precisam de visões voltadas para o futuro sobre sua equipe de trabalho, para que possam tomar decisões melhores e mais rápidas sobre a direção da organização.


Antes da pandemia, 97% dos entrevistados disseram que precisavam de informações adicionais sobre as capacidades de sua força de trabalho, mas apenas 11% das organizações disseram que eram capazes de coletar informações sobre sua força de trabalho em tempo real.


O que está sendo feito?


Novas medidas são necessárias para avaliar os resultados das experiências de aprendizagem. É evidente que uma visão holística é necessária – e está sendo adotada por muitas organizações que buscam prosperar.


Pode-se descrever a experiência de aprendizagem como “diversas atividades ou experiências realizadas por alunos em diferentes ambientes e modalidades de aprendizagem que permitem a aquisição e aplicação de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atributos”.



A cultura organizacional como aliada


Com o aprendizado sendo aliado da cultura organizacional, no lugar de um evento, as organizações precisam voltar a atenção para o engajamento da força de trabalho.


Quanto os trabalhadores estão usando as ferramentas e recursos fornecidos a eles? Com que frequência eles compartilham conhecimento com outras pessoas? O que os funcionários pensam sobre a empresa?


Insights contínuos sobre os sentimentos, normas e comportamentos dos colaboradores, ajudarão a liderança a compreender a cultura, identificar os riscos e decidir o que fazer para atingir os objetivos da organização.


Vejamos um exemplo: considere como medir os resultados de uma experiência de aprendizagem marcante para novos funcionários promovidos ou novas contratações, chamamos aqui de Onboarding.


A organização oferece conteúdos digitais ricos em recursos com vídeos, artigos, planilhas, games, podcasts e materiais de apoio. Os alunos colaboram com outros nas atividades durante as sessões de trabalho com a orientação de especialistas no assunto. É dado tempo para reflexão e compartilhamento.


Nesse caso, como a organização saberia se foi feito um bom investimento produtivo?


Os resultados de tal experiência de aprendizagem são difíceis de medir, de fato. Isso inclui a sensação do aluno de ser compreendido pelos designers instrucionais, seus sentimentos de curiosidade e realização, e a confiança de que eles têm uma comunidade de apoio na qual podem compartilhar informações.


TOT | EDUCAÇÃO CORPORATIVA | CONSULTORIA


Como você mede esses elementos qualitativos da experiência de aprendizagem?


Comece esclarecendo quais perguntas sua organização deseja responder. Use o engajamento dos funcionários ou pesquisas de clima ou outras fontes de dados para aprender mais sobre seus colaboradores. O que os trabalhadores em diferentes níveis e ocupações querem fazer no futuro? Você informou aos trabalhadores sobre os requisitos de habilidades futuras? Avalie sua tecnologia para descobrir quais dados são coletados atualmente e quais perguntas esses dados podem responder. Finalmente, identifique suas lacunas e pesquise novas tecnologias para preencher essas lacunas.

 

Por fim, gostaríamos de trazer você a se questionar: Quais perguntas sobre experiências de aprendizagem você gostaria de ajudar sua organização a responder? Caso queira nosso auxílio nesse sentido e deseje discutir mais detalhes, fique à vontade para entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação, que será um prazer agendarmos uma conversa online para debatermos sobre o assunto.

Comments


COPYRIGHT ® 2024. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
bottom of page