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Educação Corporativa para a equipe de vendas: saiba por onde começar

A equipe de vendas é a força vital de qualquer empresa. É ela que cria novos negócios e mantém a engrenagem funcionando.


Por isso, é fundamental que todos estejam bem informados sobre os produtos e serviços que estão vendendo e conheçam as melhores práticas de negociação. Mas por onde você começa quando se trata de treinar seus vendedores?


Esta postagem do blog explora os fundamentos da educação corporativa para equipes de vendas, incluindo os componentes essenciais e como começar.


O comportamento do consumidor mudou, por isso o treinamento também deve mudar.


No passado, a maioria das vendas acontecia pessoalmente ou por telefone. Mas agora, grande parte do processo de vendas acontece online.


O treinamento dos vendedores precisa ser atualizado para corresponder à nova realidade e refletir a forma como os consumidores agora interagem com as empresas e tomam decisões de compra. É por isso que a educação corporativa para a equipe de vendas é essencial na era digital.


Para se ter uma ideia da importância de migrar não só o treinamento, mas o marketing da empresa do presencial para o virtual, uma pesquisa da NordVPN estima que os brasileiros passam mais da metade de suas vidas na internet, com 88% deles comprando online – segundo estudo do IDC.


Portanto, é essencial que as empresas consigam chegar aos consumidores onde eles passam a maior parte do tempo. Nesse sentido, o treinamento online é uma parte importante da transformação digital, pois permite que os funcionários aprendam em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo.


Além disso, os cursos digitais proporcionam uma melhor relação custo-benefício e podem ser facilmente avaliados quanto à eficácia, para que você possa ter certeza de que sua equipe está aproveitando ao máximo o treinamento.


Apesar dessas vantagens, algumas organizações continuam hesitantes em abandonar os métodos tradicionais de treinamento presencial.


No entanto, dada a natureza mutável do comportamento do consumidor, é necessário que as organizações considerem urgentemente a educação corporativa online para suas equipes de vendas, se quiserem permanecer competitivas.


Qual a importância do treinamento da equipe de vendas?

Investir em um programa de treinamento de vendas de qualidade é uma das melhores coisas que uma empresa pode fazer para garantir seu sucesso a longo prazo. A educação corporativa para a força de vendas tem muitos benefícios, incluindo:

1. Aumento da produtividade — Quando sua equipe estiver devidamente treinada, ela poderá vender mais produtos e serviços em um curto período de tempo. Esse aumento de produtividade resultará em mais receita para sua empresa.

2. Maior satisfação do cliente — Os clientes ficarão mais satisfeitos com o nível de serviço que recebem de uma equipe de vendas treinada. Por sua vez, essa satisfação resultará em fidelização e referências positivas boca a boca para sua empresa.

3. Melhor gerenciamento de tempo — Um bom programa de treinamento ensinará sua equipe de vendas a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz para que eles possam aproveitar ao máximo cada oportunidade de venda.

4. Melhores taxas de retenção – Quando os funcionários se sentem investidos e apoiados pela empresa, é mais provável que permaneçam por um longo tempo.


Como começar um programa de educação corporativa para sua equipe de vendas?


Quando se trata de vendas, um faturamento eficaz depende de uma força de trabalho experiente e bem treinada. Mas por onde você deve começar a criar um programa de educação corporativa para sua equipe de vendas?

Aqui estão algumas sugestões:


1- Comece avaliando as necessidades da sua equipe de vendas

Quais habilidades eles precisam aprimorar? Quais lacunas de conhecimento eles têm? Depois de ter uma boa compreensão das áreas que precisam ser melhoradas, você pode começar a desenvolver um plano de ação.


2- Considere os diferentes estilos de aprendizagem

Algumas pessoas aprendem melhor por meio de textos ou vídeos, enquanto outras preferem experiências de aprendizado mais práticas.


Ao atender às necessidades individuais dos membros da sua equipe, você terá mais chances de envolvê-los no processo de aprendizado.


3- Faça uso dos recursos existentes

Não há necessidade de reinventar a roda quando se trata de educação corporativa — já existem muitos materiais excelentes disponíveis.


Procure alguns cursos prontos para uso que se encaixem no perfil do seu negócio. Os cursos de prateleira da TOT Educa, por exemplo, são customizáveis de acordo com o manual de marca da sua empresa.


4- Use uma mistura de métodos

Não confie apenas em uma metodologia para o seu treinamento, misture recursos como storytelling, realidade aumentada e virtual, vídeos em 360º, cinema, games e aplicativos.

Isso ajudará a manter sua equipe engajada e a garantir que ela esteja realmente absorvendo o material.


5- Faça uso da tecnologia no design do seu programa

Existem muitas plataformas e ferramentas excelentes de e-Learning disponíveis que podem tornar a entrega de conteúdo mais fácil e interativa para instrutores e alunos.


A utilização da tecnologia também pode ajudar você a alcançar mais pessoas com seu programa de educação corporativa a um custo menor.


6- Invista em programação neurolinguística (PNL)

A PNL é um conjunto de habilidades e técnicas que ajudam as pessoas a entender como os outros pensam, se comunicam e se comportam. É especialmente útil em vendas porque pode ajudar os vendedores a construir relacionamento, influenciar e persuadir clientes em potencial.


A PNL pode ser usada de muitas maneiras diferentes, mas algumas técnicas básicas incluem espelhar e combinar a linguagem corporal, usar o tom de voz para combinar com o estado emocional do cliente e reformular as objeções.


Se você estiver interessado em melhorar o desempenho da sua equipe de vendas, conheça o curso online sobre PNL da TOT.


FÁBRICA DE CONTEÚDOS | CURSOS | EDUCAÇÃO CORPORATIVA | TOT

Com que frequência devo treinar minha equipe de vendas?


Não há uma resposta única para essa pergunta — ela depende das necessidades e capacidades dos seus colaboradores.

No entanto, uma boa regra é treinar sua equipe de vendas regularmente, para que ela possa se manter atualizada sobre os produtos, serviços e técnicas de venda mais recentes.

E aí, gostou do conteúdo? Como você pode ver, a educação corporativa pode ser uma ótima maneira de garantir que sua equipe de vendas esteja constantemente aprendendo e crescendo.


Que tal aprofundar seus conhecimentos ouvindo nosso podcast sobre o assunto? Se ficar com dúvidas, peça ajuda a um dos nossos especialistas.





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