A cultura organizacional é um termo que vem se popularizando cada vez mais no mundo empresarial. Possui como principal objetivo imprimir uma imagem própria e positiva das empresas além de engajar colaboradores pois se sentem parte de um todo indo em busca de objetivos maiores.
Já a educação corporativa ocorre quando a cultura de aprendizagem dentro da organização é estabelecida tendo como grande relevância a disseminação do conhecimento.
O programa de integração de novos colaboradores (onboarding) é um grande aliado para que o recém contratado conheça a cultura organizacional da empresa consiga visualizar de forma mais evidente os conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que são esperados para atuar dentro da corporação. Já quando se trata de implementação de cultura de aprendizagem o desenvolvimento e a promoção de conhecimento entre os colaboradores é uma das premissas da organização. Para auxiliar na melhor compreensão trataremos de aprofundar os conceitos a seguir.
O que é cultura organizacional
A cultura organizacional pode ser definida por um conjunto de práticas adotadas pela empresa para direcionar posicionamentos entre os funcionários, trazendo assim todo um conjunto de valores, simbologias, princípios e crenças que são fundamentais para determinada empresa.
Expressa em sua essência onde os líderes, fundadores ou sócios, almejam chegar dando a visão e o direcionamento necessários para guiar a equipe conforme a cultura organizacional que aquela organização deseja implementar.
A equipe que atua em uma empresa com uma política organizacional positiva, que valoriza o funcionário sob diversos aspectos, tende a obter um melhor rendimento pois há motivação e engajamento que, entre outros motivos, estão aliados a uma cultura organizacional baseada em valores positivos.
E por que a motivação e o engajamento são importantes para a saúde organizacional?
Um time trabalhando satisfeito e comprometido com as atividades tende a realizar as tarefas da melhor forma possível, dando tudo de si para atingir os objetivos sejam estes profissionais ou pessoais.
Além disso retém talentos, pois bons profissionais tendem a ficar trabalhando onde são valorizados e sentem-se bem, converte em receita para a empresa, tornando o ambiente de trabalho mais prazeroso além de gerar uma imagem positiva nos clientes internos e externos.
A cultura de aprendizagem e o programa de integração de novos colaboradores estão inseridos no conceito de cultura organizacional pois expressam dessa maneira uma empresa comprometida com o desenvolvimento dos funcionários e visualizando, todavia, o retorno que tais ações podem promover a curto e longo prazo. A cultura organizacional pode ser dividida em cultura de pessoas, onde as ações são voltadas as pessoas em si, cultura de papéis, direcionada as atividades desempenhadas por cada um dos funcionários, cultura do poder, a liderança é o foco, cultura de tarefas, direciona colaboradores específicos para certas atividades.
Programa de Integração de novos colaboradores (onboarding)
Os primeiros momentos junto a um novo emprego, é sempre repleto de expectativas em relação a empresa, aos colegas e a função a ser desempenhada.
O programa de integração de novos colaboradores, também conhecido por onboarding, é desenvolvido para apresentar os conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes desejadas que o novo contratado exerça dentro da empresa.
Quem não gosta de se sentir bem-vindo em um local onde tudo é desafio e novidade, não é mesmo? O onboarding tem também esta função, de acolher o novo membro da equipe para que ele se sinta já parte do time e pronto para arregaçar as mangas e transformar sua trajetória e consequentemente a empresa, em um marco de sucesso.
O programa de integração de novos colaboradores exige um planejamento prévio e deve estar alinhado com a cultura organizacional pois serão trabalhados os valores, a missão, a cultura e as crenças e a visão.
É interessante já no processo seletivo dar uma prévia sobre esta gama de informações para certificar-se que o candidato está alinhado com a cultura organizacional do local que deseja trabalhar. Uma leitura prévia, vídeos ou trilhas de aprendizagem, podem ser previamente enviadas ao funcionário recém-chegado, para que no programa de integração de novos colaboradores já tenha conhecimento maior sobre a empresa além de gerar mais confiança e menos ansiedade sobre o que o aguarda no onboarding.
Preparando a equipe para a chegada de um novo colaborador
Alguns passos devem ser bem pensados para que o novo membro da equipe sinta-se acolhido e confortável, tais como: avisar previamente que chegará um colega contratado, deixar o email corporativo já pronto, deixar a mesa pronta e arrumada ( é de muito bom tom organizar um pequeno presente ou mimo de boas-vindas), recepciona-lo mostrando todos os espaços físicos da empresa.
Além disso, apresentá-lo a todos com tom de cordialidade, mostrar os equipamentos tecnológicos disponíveis para uso e certificar-se de que o supervisor ou gerente poderá acompanhá-lo nos primeiros dias.
Após as primeiras semanas, é importante colher o feedback do funcionário para certificar-se de que está realmente integrado e alinhado com a organização, dando a certeza de que caminhará junto aos preceitos da empresa, gerando assim uma parceria de sucesso.
Após as primeiras semanas, é importante colher o feedback do funcionário para certificar-se de que está realmente integrado e alinhado com a organização, dando a certeza de que caminhará junto aos preceitos da empresa, gerando assim uma parceria de sucesso.
Como implantar a cultura organizacional de aprendizagem na empresa
A oportunidade de aprendizagem é uma real expectativa pela maioria dos trabalhadores que ingressam dentro das corporações. Como estratégia de retenção de talentos é fundamental implantar a cultura de aprendizagem dentro do universo corporativo.
É interessante investir e estimular a ampliação do conhecimento, bem como oportunizar crescimento de carreira interno para que aqueles que chegam, juntamente com os membros da equipe que já trabalham a mais tempo, para que vejam vantagem significativa em ficar e focar sua dedicação profissional para esta empresa.
Dessa forma, a oferta por capacitações interna e externa, convênio com instituições de ensino, além de promover estímulo contínuo para fomentar a busca pelo conhecimento, são tópicos para implementação da cultura de aprendizagem na empresa.
Esclarecer que a aprendizagem influencia no desempenho e consequentemente melhores oportunidades de alavancar cargos com maiores ganho, é parte chave para engajar aqueles que possam ter relutância em agregar mais conhecimento.
Considerações finais
Ao investir em educação corporativa a empresa ganha não apenas na retenção de talentos, mas com um quadro de funcionários mais qualificados, além disso a produção e a competitividade no mercado aumentam.
O investimento retorna também no sentido de motivação pela equipe quando se percebe crescendo e fazendo parte dos processos de melhoria dentro da organização.
Construir uma forte cultura de aprendizagem é uma oportunidade para ambos os lados, empresa e colaborador, sendo uma parceria de sucesso a longo prazo, benéfica para todos.