top of page

Como o mundo corporativo pode apoiar o Maio Amarelo?

  • Foto do escritor: TOT - Educação Corporativa
    TOT - Educação Corporativa
  • há 7 dias
  • 3 min de leitura

O trânsito é algo que impacta a vida de qualquer pessoa. Seja pedestre ou motorista, todos os dias você sai de casa pelos mais diversos motivos, e em um estalo de dedos tudo pode mudar por conta de um acidente de trânsito. 


O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança no trânsito. Já ouvimos falar sobre isso inúmeras vezes, porém, como podemos abordar isso no ambiente profissional?


O seu papel como empresa


As empresas podem e devem promover ações de conscientização nesse mês. O impacto dessas campanhas gera mais segurança tanto para quem dirige como para quem apenas caminha. Por isso, esse tipo de ação deve ser direcionada não apenas para motoristas que utilizam veículos corporativos, mas para todos os colaboradores. 


É importante lembrar que acidentes de trânsito podem impactar diretamente a saúde física e mental dos funcionários, além de gerar custos para a empresa com afastamentos, indenizações e perda de produtividade.


Mas, como eu posso fazer isso?


  • Realize Campanhas de Conscientização: distribua materiais educativos, chame pessoas influentes para promover palestras e divulgue vídeos curtos sobre segurança no trânsito;

  • Incentive os Meios de Transporte Alternativos: implemente programas que incentivem os colaboradores a utilizarem meios de transporte mais seguros e sustentáveis, como bicicletas e patinetes elétricos;

  • Faça a Manutenção Preventiva de Frotas Corporativas: garanta que os veículos da empresa estejam sempre em boas condições de uso, e se certifique sempre que os possíveis condutores estejam com suas habilitações em dia;

  • Treinamentos de Direção Defensiva: ofereça treinamentos presenciais ou online para conscientizar colaboradores sobre boas práticas no trânsito.



Como promover o engajamento dos colaboradores


Agora que já abordamos as maneiras formais de propagar a informação, é hora de pensar fora da caixa. Como a empresa pode engajar seus colaboradores de forma criativa?


  • Gamificação: transforme o aprendizado em uma experiência interativa, com quizzes e desafios relacionados à segurança no trânsito que podem ter até premiação;

  • Histórias Reais: compartilhe depoimentos internos de colaboradores que já enfrentaram situações de risco no trânsito, mostrando como isso impactou na sua vida pessoal e profissional;

  • Comunicação Visual Impactante: envolva o seu time de Marketing e monte uma estratégia impactante e chamativa, com murais digitais, e-mails e redes sociais internas para reforçar a campanha.



Empresas que Fizeram a Diferença

Empresas que adotam programas de segurança no trânsito para seus colaboradores relatam uma redução significativa de acidentes e aumento da conscientização. Um exemplo é a BRF, que implementou tecnologias como telemetria e câmeras com Inteligência Artificial para monitorar e melhorar o comportamento dos motoristas em sua operação logística agropecuária. Como resultado, a empresa conseguiu reduzir os acidentes em aproximadamente 60% entre janeiro e junho de 2023.


Já a FedEx resolveu introduzir um programa de direção segura, com treinamento contínuo de seus colaboradores e monitoramento da frota interna. O resultado? Uma redução de 60% nos acidentes com motoristas da empresa, além de uma diminuição substancial nos custos relacionados a danos materiais e lesões.


O Maio Amarelo é uma grande oportunidade para que as empresas reforcem seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos colaboradores. Adotando essas práticas, o mundo corporativo não apenas contribui para a redução de acidentes de trânsito, mas também fortalece sua imagem como uma organização responsável e preocupada com a vida de seus profissionais.

 
 
COPYRIGHT ® 2025. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
bottom of page