O conceito de organização existe há muito tempo. Antigamente, as pessoas se organizavam para encontrar comida, água e abrigo. A organização em si não diz respeito apenas ao espaço físico, mas também ao espaço mental no qual funcionamos melhor.
A importância da organização no trabalho aumenta com a crescente quantidade de tarefas e responsabilidades que são atribuídas aos colaboradores a um ritmo cada vez maior.
Ser organizado ajuda o profissional a manter o foco em seus objetivos e tarefas, cuidar de sua carga de trabalho, dividindo-a em partes menores e gerenciáveis e minimiza as distrações para que ele possa se concentrar nas atividades que mais importam, aumentando assim a produtividade.
A ideia de que é importante sermos organizados tornou-se mais prevalente ao longo do tempo e não se limita apenas à vida no escritório, mas também à vida pessoal.
Cada um tem a sua própria maneira de trabalhar e gerenciar o tempo, mas existem certos princípios que podem ser aplicados e ações que a empresa pode adotar para ajudar estimular os colaboradores a um dia a dia mais organizado. Veja a seguir alguns pontos de atenção:
1. A bagunça estressa!
Pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que um ambiente doméstico desordenado impede sua capacidade de se concentrar. Quando existe problemas de concentração, nossas faculdades mentais se desgastam e a frustração ocorre, causando estresse.
Sendo assim, é provável que a falta de organização no trabalho provoque os mesmos efeitos.
A desordem pode causar um fluxo constante de estímulos em nossas mentes. O problema com isso é que pode fazer com que nossos sentidos reajam exageradamente. Isso leva à ansiedade e distração, entre outros efeitos.
2. Por que as empresas devem se preocupar com funcionários organizados?
Profissionais organizados têm um nível mais alto de foco, o que leva ao aumento da produtividade. Eles também têm uma melhor capacidade de se concentrar na tarefa em questão sem se distrair com informações irrelevantes ou interrupções.
Funcionários organizados também são melhores em gerenciar seu tempo de forma eficaz e são menos propensos a faltar no trabalho porque conseguem conciliar suas agendas pessoais e profissionais.
Uma equipe organizada faz o trabalho com mais eficiência e tende a cometer menos erros no processo, o que reduz o retrabalho e poupa a empresa de gastos desnecessários.
Empresas com maior nível de organização são percebidas de forma mais positiva no mercado. Além disso, um fluxo de trabalho estruturado melhora o clima organizacional.
Portanto, essa característica deve ser uma preocupação de muitos coordenadores de equipe e recrutadores, que buscam o melhor em seu pessoal.
3- Como a empresa pode estimular a organização no trabalho
Até agora, vimos a importância da organização no trabalho. Mas o que a empresa pode fazer para incentivar a equipe a ser mais organizada e, consequentemente, produtiva? A seguir separamos algumas recomendações úteis.
Dar o exemplo → Líderes que não se organizam não podem esperar que seus funcionários se organizem.
Profissionais que não organizam suas prioridades estão em uma posição frágil para liderar de forma eficaz. Eles não são capazes de ver o quadro geral ou executar planos e, portanto, não podem delegar tarefas com eficiência.
É importante que os líderes tenham um sistema de organização para que o trabalho possa ser feito a tempo, com eficiência e eficácia. Isso pode ser feito definindo expectativas claras, comunicando-se regularmente com a equipe e realizando reuniões frequentes.
Fornecer maior autonomia aos colaboradores → A organização é um componente-chave da produtividade, e é por isso que é importante dar aos funcionários um senso de propriedade sobre suas tarefas e projetos. Uma maneira de fazer isso é dando a eles a oportunidade de escolher como querem que seu trabalho seja feito.
Também é importante que os gerentes forneçam instruções claras sobre como os colaboradores devem organizar o seu trabalho para que não haja confusão sobre o que precisa ser feito ou quando precisa ser feito.
Incentivar a organização no trabalho home office → A organização no trabalho home office é um dos desafios mais comuns enfrentados pelos colaboradores. Pode ser difícil manter um cronograma e a produtividade quando se está trabalhando em casa.
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Capacitar os funcionários → Pode ser difícil se organizar em uma tarefa se você não sabe exatamente como executá-la. Por isso, é preciso capacitar os funcionários para desempenhar suas funções, fornecendo as ferramentas e os recursos certos. Os locais de trabalho digitais não são diferentes a esse respeito, e há muitas maneiras de as empresas fornecerem suporte organizacional para sua equipe.
Além de fornecer todo o treinamento necessário para o seu colaborador em relação a função que ele executará, você pode disponibilizar um curso de organização.
Pensando nas maiores dores em relação a organização dos seus colaboradores e como a empresa pode ajudá-lo, criamos o curso Organização no Ambiente de Trabalho. Ele faz parte do nosso portfólio de cursos de prateleira e está pronto para você disponibilizar para os seus colaboradores.
Por fim, vimos ao longo deste artigo que a organização no trabalho traz muitos benefícios além da vida profissional, aumentando até mesmo nossa expectativa de vida.
Uma maior organização não só beneficia a empresa, mas aumenta as chances de promoção na carreira e contribui positivamente para a saúde do trabalhador, evitando problemas como estresse, ansiedade e burnout.
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