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Accountability: como promover e treinar seus colaboradores para exercê-la

Accountability é assumir a responsabilidade pelas próprias ações. Não é o mesmo que ser responsabilizado pelo que se fez.

A responsabilidade é a pedra angular de qualquer bom negócio. Ela pode ser aplicada a todos os aspectos de uma empresa, incluindo seus funcionários.


Isso pode ser feito por meio de treinamento e educação, criando um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para assumir riscos e experimentar, deixando claro para os funcionários que eles não são apenas responsáveis por si mesmos, mas também por sua organização e recompensando-os quando assumem responsabilidade por seus atos.


Quer saber mais sobre esse assunto? Então prossiga a leitura!



Qual é o conceito de accountability?


Accountability é a disposição de aceitar a responsabilidade por suas ações, decisões ou palavras. E pode ser aplicada a uma pessoa, a um grupo de pessoas ou a uma organização.


O significado de accountability, em tradução literal, seria algo como “responsabilização” ou “prestação de contas”.


Mas é importante ressaltar que a prestação de contas não é apenas ser responsabilizado por suas ações, mas também compreender os resultados e suas implicações para a empresa.


Os líderes precisam treinar os seus funcionários para exercer a responsabilidade, a fim de garantir que eles estejam fazendo o que é melhor para a empresa e para os seus stakeholders.


Em empresas com essa cultura, não existe o famoso “jeitinho brasileiro”, corrupção, caixa dois ou encontrar uma desculpa convincente para os erros cometidos.


O que é ser um “profissional accountable”?


Um profissional accountable é alguém que assume a responsabilidade por suas ações e as consequências de suas decisões.


Profissionais responsáveis estão cientes do impacto de seu trabalho sobre os outros e entendem que é importante garantir que seu trabalho esteja alinhado com a missão, os valores, a visão e os objetivos da empresa.


Esses traços são frequentemente descritos como “funcionários com sentimento de dono“.


Comunicar-se abertamente com seus colegas e líderes sobre uma determinada situação – ou possível falha, por exemplo – é algo que você deve esperar de qualquer funcionário accountable.


Ele deve estar comprometido com o sucesso da empresa e se sentir confiante o suficiente para discutir possíveis problemas abertamente, sem a preocupação de ser punido.



O que é uma empresa accountable?


Uma organização accountability é ética e moral em suas ações e está disposta a ser transparente e aberta sobre suas práticas e políticas.


A responsabilização pode ser uma obrigação moral, assim como uma responsabilidade legal. Também pode referir-se à manutenção de registros que demonstrem e verifiquem o cumprimento de tarefas ou deveres.


Uma empresa é accountable quando assume a responsabilidade pelo impacto de suas ações em seus stakeholders. Isso significa que prestará contas por quaisquer impactos negativos causados pelas ações da empresa e também tomará medidas para mitigar esses impactos.



As vantagens de ser uma empresa accountable


A accountability é um componente necessário de qualquer empresa que queira ser bem-sucedida.


Os benefícios de ser uma empresa responsável são inúmeros e incluem:

  1. Aumento da confiança dos clientes;

  2. Um modelo de negócio mais sustentável a longo prazo;

  3. Equipes mais motivadas e engajadas;

  4. Um sistema de recompensas e responsabilidade mais realista;

  5. Métricas de avaliação de desempenho mais precisas;

  6. Objetivos mais bem definidos e melhor comunicação.


TOT | EDUCAÇÃO CORPORATIVA | CONSULTORIA

Como promover a accountability na empresa?


Existem muitas maneiras de promover a responsabilidade em uma organização e vamos explorar algumas delas abaixo:


A responsabilidade precisa vir de cima!

Em primeiro lugar, os gerentes precisam ser responsáveis por suas próprias ações, bem como pelo desempenho de sua equipe. Eles devem estar dispostos a assumir a responsabilidade quando cometem um erro ou quando tomam decisões erradas que afetam a empresa.


Todos precisam prestar contas

Todos devem levar os bônus (ou ônus) por suas próprias ações e resultados. Os funcionários também devem se sentir responsáveis pelo sucesso ou fracasso de sua equipe e assumir a responsabilidade por quaisquer problemas que surjam dentro dela.


É preciso ter um diálogo aberto e transparente

Tenha um diálogo aberto com seus funcionários sobre o que eles precisam de você como gerente, supervisor ou empregador.


É preciso haver uma linha de comunicação aberta para que todos possam compartilhar preocupações, perguntas e feedbacks.


Defina expectativas claras para os membros da equipe.

Quando se trata de atribuir tarefas, é importante definir expectativas claras para que os funcionários façam o que se espera deles e saibam pelo que são responsáveis.


Certifique-se de comunicar assertivamente essas expectativas para que seus funcionários as entendam claramente.


Entendendo a importância das ações

Ajude seus funcionários a entender como o trabalho deles afeta outras pessoas na empresa ou departamento.


Certifique-se de educar sua equipe sobre as consequências negativas de não seguir as instruções. Isso fará com que eles queiram aderir às suas regras e regulamentos.


Recompensando os profissionais accountables

Uma cultura organizacional que valoriza a responsabilidade é mais fácil de trabalhar e oferece aos indivíduos da empresa maiores chances de receber uma promoção. Também ajuda a identificar as deficiências de outros funcionários e os responsabiliza por seus erros.


Vale destacar que em um modelo de gestão accountable, a “responsabilização” não deve ser vista como algo punitivo, mas sim como uma oportunidade para identificar erros e melhorar os processos. O resultado disso seria melhorias nos resultados.


Considerações finais


A accountability é um dos atributos mais importantes que um negócio deve ter. É importante que uma empresa seja transparente com seus stakeholders e forneça a eles as informações necessárias.


Os funcionários também devem ser treinados sobre como garantir que sejam responsáveis por suas ações, o que inclui assumir a consequência por erros, ser proativo na prevenção de erros futuros e ser responsável pelos resultados de suas decisões.


Isso criará um ambiente positivo em que as pessoas se sentirão seguras para cometer erros, desde que aprendam com eles e assumam os encargos por eles.


Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! Você também pode estar interessado em ler nosso artigo “Como promover o desenvolvimento comportamental dos colaboradores“, levando em consideração que a responsabilidade é uma característica que pode ser desenvolvida.



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