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A importância de conhecer seu público-alvo na criação de um curso à distância

Você já sabe a importância de conhecer seu público alvo na criação de um curso à distância? Não deixe de acrescentar isso à sua estratégia!


Os cursos na modalidade a distância vêm tendo um crescimento exponencial, apenas no ano de 2020 as instituições observaram um aumento de 70% nas matrículas e a tendência é que isso continue crescendo. Afinal, com tantos benefícios para públicos-alvo diferentes, é uma prática bastante chamativa.


Público-alvo: o que é isso?


Antes de entender a importância de conhecer seu público-alvo na criação de um curso à distância é preciso saber o que é público-alvo e como ele se enquadra nesse contexto.

O termo em questão é definido como: “segmento da sociedade com determinadas características em comum, ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens”.


Ou seja, é um conjunto de pessoas com as mesmas características, como por exemplo idade, gênero, hábitos, escolaridade, profissão, interesses ou poder de compra para o qual determinada mensagem, produto ou serviço, será destinado.


Qual a importância de conhecer o seu público-alvo?


Independentemente da área de atuação, conhecer o seu público-alvo é algo imprescindível para se ter resultados.


Toda a parte estratégica e de estruturação daquilo que está sendo oferecido, deverá ser feito conforme os gostos, costumes e necessidades desse público, de maneira personalizada e específica.


Consequentemente, a empresa em questão poderá se posicionar de maneira adequada no mercado e ter mais oportunidades de crescimento. E o mais importante: ela poderá se comunicar de maneira assertiva com o seu cliente.


Isso porque conteúdos voltados para médicos, por exemplo, tem uma linguagem diferente do que algo para arquitetos, e serão usadas maneiras distintas para chamar a atenção de cada um. Da mesma forma, algo destinado à crianças será completamente divergente de algo para adultos.


Isso é bem percebido durante a elaboração de ações promocionais e em campanhas nas redes sociais, mas também tem sua função na criação e lançamento de produtos. Outro ponto é que uma comunicação inadequada pode trazer pontos negativos e até “queimar” a percepção de uma marca no mercado.


Onde o público-alvo se enquadra na criação de um curso à distância?


A questão do público-alvo não está restrita apenas com relação à vendas, mas em todo processo que necessite de alguma comunicação com o público, o que inclui os processos de ensino.


Ora, como citado anteriormente, um curso voltado para profissionais da área da saúde não terá a mesma linguagem que para os da construção civil. Da mesma forma, algo para crianças ou adolescentes recém saídos do ensino médio não pode ser no mesmo nível que o de um mestrando ou doutorando.


Da mesma forma, a divulgação e atração dessas pessoas para a instituição será diferente. Cada pessoa em cada momento em que se encontra percebe os benefícios que aquele curso pode trazer de maneira diferente. Enquanto para uns pode ser a colocação profissional, para outros é a especialização, ou para outros pode ser simplesmente o valor.

Isso irá influenciar diretamente a matrícula dos alunos, o seu desempenho nos estudos, a sua permanência no curso e uma posterior recomendação da instituição para seus colegas. Além disso, a importância de conhecer o seu público-alvo na criação de um curso à distância também está relacionada com a estruturação do curso em si. A trilha de aprendizagem deve ser pensada conforme as matérias relevantes para aquele grupo em questão e o momento em que se encontram.


Outro ponto é o design instrucional do curso, ou seja, a parte gráfica. As cores utilizadas, a forma de estruturação do conteúdo, as diferentes plataformas e mídias, a produção do material como um todo.

Tudo isso deve ser voltado para que o público-alvo, os alunos, saibam utilizar a plataforma de ensino e consigam entender o conteúdo sem problemas.


Consultoria | Educação Corporativa | TOT

Definindo o público-alvo para o meu curso EAD


Definir o público-alvo na criação de um curso à distância deve ser uma das primeiras coisas a se fazer.


Tendo um nicho em mente, é preciso fazer algumas perguntas, entre elas:


  1. Quem se beneficiaria desse produto ou serviço que pretendo ensinar?

  2. Quais as características desse público? (idade, gênero, área de atuação, escolaridade, etc)

  3. Quais as dificuldades deste público?

  4. Qual o meio de comunicação que preferem?

  5. O que esperam de um curso à distância?

  6. Quanto podem investir?

  7. O que é relevante que esse público aprenda?

  8. Quais ferramentas educacionais eles gostam e sabem usar?


Se a instituição de ensino já for estruturada, é interessante ir um pouco mais a fundo e procurar conhecer aqueles que já são alunos. Aproveite também para saber o que os trouxe até a instituição e quais são os pontos positivos e negativos que eles observam.


Procure saber também o que seus concorrentes estão fazendo e o que está dando certo ou não com eles. A ideia não é copiar, mas sim evitar cometer os mesmos erros e melhorar a sua competitividade no mercado.


E vale ressaltar que a instituição de ensino não precisa ter apenas um público-alvo para todos os cursos à distância. Para ter sucesso e resultados com seus alunos, o ideal é segmentar e personalizar!


Como saber se o meu curso à distância está conversando com o público-alvo?


Realizar pesquisas de mercado, analisar os feedbacks e medir resultados são alguns pontos que permitem saber se o seu curso à distância está conversando e chamando a atenção do seu público-alvo.


Porém, esses pontos requerem uma percepção mais técnica e específica, o que nem sempre é possível dentro da instituição de ensino. Não apenas pela falta de pessoal especializado, mas também levando em consideração as inúmeras outras responsabilidades com alunos, professores, materiais didáticos, etc.


Esse é um dos motivos pelo qual ter a ajuda de uma empresa especializada no ramo pode ser uma excelente escolha.


Além de ter acesso a profissionais multidisciplinares e altamente capacitados, você também tem a tranquilidade de poder delegar diversos aspectos do seu curso à distância, é só aproveitar o resultado!


 

Aqui na TOT Educa, onde somos especialistas em educação corporativa, costumamos ter muita atenção nesses pontos ao desenvolver os treinamentos dos nossos clientes. Se você quiser saber mais sobre o tema, continue conectado com a gente! Até a próxima!

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