Você já sabe a importância de conhecer seu público alvo na criação de um curso à distância? Não deixe de acrescentar isso à sua estratégia!
Os cursos na modalidade a distância vêm tendo um crescimento exponencial, apenas no ano de 2020 as instituições observaram um aumento de 70% nas matrículas e a tendência é que isso continue crescendo. Afinal, com tantos benefícios para públicos-alvo diferentes, é uma prática bastante chamativa.
Público-alvo: o que é isso?
Antes de entender a importância de conhecer seu público-alvo na criação de um curso à distância é preciso saber o que é público-alvo e como ele se enquadra nesse contexto.
O termo em questão é definido como: “segmento da sociedade com determinadas características em comum, ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens”.
Ou seja, é um conjunto de pessoas com as mesmas características, como por exemplo idade, gênero, hábitos, escolaridade, profissão, interesses ou poder de compra para o qual determinada mensagem, produto ou serviço, será destinado.
Qual a importância de conhecer o seu público-alvo?
Independentemente da área de atuação, conhecer o seu público-alvo é algo imprescindível para se ter resultados.
Toda a parte estratégica e de estruturação daquilo que está sendo oferecido, deverá ser feito conforme os gostos, costumes e necessidades desse público, de maneira personalizada e específica.
Consequentemente, a empresa em questão poderá se posicionar de maneira adequada no mercado e ter mais oportunidades de crescimento. E o mais importante: ela poderá se comunicar de maneira assertiva com o seu cliente.
Isso porque conteúdos voltados para médicos, por exemplo, tem uma linguagem diferente do que algo para arquitetos, e serão usadas maneiras distintas para chamar a atenção de cada um. Da mesma forma, algo destinado à crianças será completamente divergente de algo para adultos.
Isso é bem percebido durante a elaboração de ações promocionais e em campanhas nas redes sociais, mas também tem sua função na criação e lançamento de produtos. Outro ponto é que uma comunicação inadequada pode trazer pontos negativos e até “queimar” a percepção de uma marca no mercado.
Onde o público-alvo se enquadra na criação de um curso à distância?
A questão do público-alvo não está restrita apenas com relação à vendas, mas em todo processo que necessite de alguma comunicação com o público, o que inclui os processos de ensino.
Ora, como citado anteriormente, um curso voltado para profissionais da área da saúde não terá a mesma linguagem que para os da construção civil. Da mesma forma, algo para crianças ou adolescentes recém saídos do ensino médio não pode ser no mesmo nível que o de um mestrando ou doutorando.
Da mesma forma, a divulgação e atração dessas pessoas para a instituição será diferente. Cada pessoa em cada momento em que se encontra percebe os benefícios que aquele curso pode trazer de maneira diferente. Enquanto para uns pode ser a colocação profissional, para outros é a especialização, ou para outros pode ser simplesmente o valor.
Isso irá influenciar diretamente a matrícula dos alunos, o seu desempenho nos estudos, a sua permanência no curso e uma posterior recomendação da instituição para seus colegas. Além disso, a importância de conhecer o seu público-alvo na criação de um curso à distância também está relacionada com a estruturação do curso em si. A trilha de aprendizagem deve ser pensada conforme as matérias relevantes para aquele grupo em questão e o momento em que se encontram.
Outro ponto é o design instrucional do curso, ou seja, a parte gráfica. As cores utilizadas, a forma de estruturação do conteúdo, as diferentes plataformas e mídias, a produção do material como um todo.
Tudo isso deve ser voltado para que o público-alvo, os alunos, saibam utilizar a plataforma de ensino e consigam entender o conteúdo sem problemas.
Definindo o público-alvo para o meu curso EAD
Definir o público-alvo na criação de um curso à distância deve ser uma das primeiras coisas a se fazer.
Tendo um nicho em mente, é preciso fazer algumas perguntas, entre elas:
Quem se beneficiaria desse produto ou serviço que pretendo ensinar?
Quais as características desse público? (idade, gênero, área de atuação, escolaridade, etc)
Quais as dificuldades deste público?
Qual o meio de comunicação que preferem?
O que esperam de um curso à distância?
Quanto podem investir?
O que é relevante que esse público aprenda?
Quais ferramentas educacionais eles gostam e sabem usar?
Se a instituição de ensino já for estruturada, é interessante ir um pouco mais a fundo e procurar conhecer aqueles que já são alunos. Aproveite também para saber o que os trouxe até a instituição e quais são os pontos positivos e negativos que eles observam.
Procure saber também o que seus concorrentes estão fazendo e o que está dando certo ou não com eles. A ideia não é copiar, mas sim evitar cometer os mesmos erros e melhorar a sua competitividade no mercado.
E vale ressaltar que a instituição de ensino não precisa ter apenas um público-alvo para todos os cursos à distância. Para ter sucesso e resultados com seus alunos, o ideal é segmentar e personalizar!
Como saber se o meu curso à distância está conversando com o público-alvo?
Realizar pesquisas de mercado, analisar os feedbacks e medir resultados são alguns pontos que permitem saber se o seu curso à distância está conversando e chamando a atenção do seu público-alvo.
Porém, esses pontos requerem uma percepção mais técnica e específica, o que nem sempre é possível dentro da instituição de ensino. Não apenas pela falta de pessoal especializado, mas também levando em consideração as inúmeras outras responsabilidades com alunos, professores, materiais didáticos, etc.
Esse é um dos motivos pelo qual ter a ajuda de uma empresa especializada no ramo pode ser uma excelente escolha.
Além de ter acesso a profissionais multidisciplinares e altamente capacitados, você também tem a tranquilidade de poder delegar diversos aspectos do seu curso à distância, é só aproveitar o resultado!
Aqui na TOT Educa, onde somos especialistas em educação corporativa, costumamos ter muita atenção nesses pontos ao desenvolver os treinamentos dos nossos clientes. Se você quiser saber mais sobre o tema, continue conectado com a gente! Até a próxima!