top of page

05 passos para implantar a educação corporativa

Conheça os primeiros passos para adotar a educação corporativa na sua empresa e conquistar seus colaboradores com novas modalidades de ensino.


A educação corporativa, ou seja, práticas de aprimoramento profissional dentro da empresa, são bastante comuns no setor de Tecnologia, porém estão ganhando cada vez mais força em outros segmentos, como Varejo e Indústrias. O motivo é simples, cada dia mais as empresas, independente do setor, estão percebendo as diversas vantagens competitivas quando capacita seu time de forma estratégica.


Mas então, o que exatamente é educação corporativa, quais são seus objetivos e como é possível implementá-la em uma organização?


O que é educação corporativa


A educação corporativa nada mais é que um conjunto de práticas voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, seus fornecedores, clientes e até canais de distribuição. Isso se dá, por exemplo, por meio de cursos presenciais e digitais, palestras, congressos, práticas e outros diversos meios de aprendizagem.


O foco da área de Educação Corporativa é principalmente no médio e longo prazo, desenvolvendo competências importantes não apenas para o momento em que a instituição se encontra, mas também de maneira a preparar seus colaboradores para desafios e eventos futuros.


Ela combina diferentes modalidades, não apenas aulas e palestras, mas também treinamentos presenciais e digitais. E por mais que o foco sejam os colaboradores, também existem trilhas de aprendizagem voltadas para stakeholders, fornecedores, gestores, entre outros.


Essas práticas têm um efeito positivo para todos os envolvidos. Para a empresa, significa ter funcionários atualizados nas mais novas tecnologias do mercado e consequentemente, especializados nas rotinas operacionais, alinhados com a estratégia da empresa.


Já para os colaboradores, a educação corporativa tende a aumentar o seu engajamento e os tornar mais qualificados, seja para o seu trabalho atual ou para o seu futuro profissional. Se a empresa possui um plano de carreira, essas especializações são fundamentais para o crescimento ali dentro.


Os objetivos da educação corporativa

Obviamente, os objetivos da educação corporativa podem variar conforme a trilha de aprendizagem em questão, porém podemos dizer que são:

  1. Adquirir novas competências e desenvolver novas estratégias dentro da cadeia empresarial

  2. Criar uma cultura de aprendizagem contínua

  3. Capacitar os colaboradores em processos e equipamentos

  4. Desenvolver lideranças dentro da empresa

  5. Redução do turnover

  6. Diminuir erros e acidentes

  7. Integrar colaboradores e processos

  8. Melhoria do clima organizacional

  9. Possibilitar o plano de carreira

  10. Aumento da produtividade dos colaboradores e das equipes

  11. Promover ambientes de inovação

E esses são apenas alguns dos objetivos e benefícios que a Educação Corporativa estruturada e incorporada pode trazer a um negócio.

Aumento da produtividade dos colaboradores e das equipes

Primeiros passos para implantar a educação corporativa


Para implantar a educação corporativa e começar a desenvolver seus colaboradores para o futuro da sua empresa, é preciso saber o passo a passo e, assim, seguir cada etapa. Esse processo exige uma atuação conjunta e contínua entre todos os setores e principalmente o de Recursos Humanos.


Antes de saber os primeiros passos para implantar a educação corporativa, é importante ressaltar que implementar essa prática não é tão simples, e por isso a importância de uma ação conjunta.


Os maiores desafios enfrentados são principalmente no que tange o engajamento dos colaboradores e na mensuração dos resultados. Por isso, é fundamental se preparar e pensar em estratégias completas, sendo interessante uma pesquisa de mercado, realizar benchmarking com outras empresas e trazer profissionais com experiência, sendo da equipe ou até mesmo um consultor.


O Passo a Passo na implantação da educação corporativa


O primeiro passo para adotar a educação corporativa é justamente analisar a sua empresa internamente e definir os objetivos da instituição. É a partir disso que o fluxo de aprendizagem será definido e quais os cursos irão compor esta estrutura.

O próximo passo é fazer uma pesquisa interna e buscar definir quais as habilidades que estão em falta dentro da empresa ou que precisam ser aperfeiçoadas. Com isso, é preciso definir os métodos que mais se adequam a esse tipo de habilidade e ao perfil dos colaboradores com foco no ensino. Nesta etapa, podemos trazer as soft e as hard skills.


Assim, deve ser feita a estruturação do programa de ensino, a partir do método escolhido e dos objetivos e necessidades da empresa. Esse programa precisa seguir um cronograma contínuo e periódico, afinal a educação corporativa não é uma ação pontual, mas sim uma estrutura que se tornará estratégica para a sustentabilidade da sua empresa.


Estruturado e criado, esses conteúdos precisam então ser compartilhados e implementados dentro da empresa. Divulgar entre os colaboradores, oferecer benefícios e viabilizar o aprendizado na rotina do trabalhador.


E conforme os colaboradores forem estudando, é interessante pedir feedbacks e analisar o desempenho dos alunos, para assim continuar aprimorando os conteúdos e otimizando todo esse processo. Para isso criamos OKR’s da área de educação, medindo a evolução, sempre ligando ao core business.


Então resumindo, os passos essenciais na implementação da educação corporativa são:

  1. Análise interna da empresa e definição de objetivos

  2. Avaliação das habilidades que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas

  3. Estruturação e criação do programa de ensino

  4. Implementação dos conteúdos

  5. Aprimoramento contínuo e acompanhamento dos indicadores


Prosseguindo com o ensino dentro da empresa


É muito importante ressaltar que a educação corporativa, para que seja estratégica, deve ser fundamentada em práticas constantes e focadas no médio e longo prazo. Ou seja, os resultados podem não vir de imediato, mas os processos de aprimoramento profissional devem continuar sendo executados e aprimorados. As mudanças costumam ficar evidentes após 03 meses de capacitação da equipe.


É preciso prosseguir com o ensino dentro da empresa, com novas trilhas de aprendizado e pensando no desenvolvimento da carreira de todos os envolvidos. 


Tomar os primeiros passos para adotar a educação corporativa é a parte mais difícil do processo. Isso envolve um estudo das necessidades da empresa, a criação e aquisição de cursos específicos e todo o processo de implementação. Nem sempre isso é simples, porém com a ajuda de uma full service em educação você pode ir direto ao ponto!


 

Seja para criar seus conteúdos, adquirir e compartilhar alguns conteúdos de prateleira com seus colaboradores ou quem sabe até mesmo para mapear e analisar seus processos, criar trilhas de aprendizado e estudar métricas, a TOT pode te ajudar!


Comments


COPYRIGHT ® 2023. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
bottom of page